SUBMISSÃO

Programação das apresentações!

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES -- PROGRAMAÇÃO DOS GTS -- PROGRAMAÇÃO DO BANNER



___________________________________________________________________

Resultado dos resumos submetidos!

EIXO 01 -- EIXO 02 -- EIXO 03-- EIXO 04


Em virtude da grande quantidade de resumos sobmetidos no I PIC's NE, foi criada mais uma modalidade de apresentação: Banner. O Banner deve ser confeccionado com dimensões de 120 cm de altura por 90 cm de largura e deverá permanecer exposto no local indicado para tal, de acordo com o tempo destinado à sessão, com a presença do relator para explanação do seu trabalho durante o horário determinado para apresentação e avaliação. A afixação do pôster e o material necessário para esse fim será de total responsabilidade dos autores.

Em breve serão divulgadas neste site informações detalhando horário e local da apresentação dos trabalhos nas duas modalidades: GT (Oral) e Banner, bem como demais informações especificando as apresentações dos trabalhos.

Recomendamos a todos atenção para as normas do resumo expandido, uma vez que todos os resumos devem obedecer a uniformização para a confecção dos Anais do Encontro. Caso o resumo expandido não esteja em consonância com as normas divulgadas no site do evento e desconsidere as recomendações da Comissão Científica, o resumo será automaticamente desclassificado.

___________________________________________________________________

Atenção: submissão de trabalhos até dia 10 de Março de 2013

Sobre a Submissão de trabalhos

Poderão ser inscritos trabalhos inéditos de natureza teórica, relatos de pesquisa e de experiência prática através de resumos.
Os Resumos submetidos ao I PICs NE serão apresentados em  Grupos de Trabalho (GTs) através de comunicação oral.
A avaliação dos resumos submetidos está condicionada à inscrição no I PICs NE de pelo menos um dos seus autores (após confirmação do pagamento da taxa de inscrição).

Para submeter um resumo, faça primeiro sua inscrição no evento e leia com atenção as instruções abaixo. Os resumos devem ser enviados via upload na Área Administrativa do usuário, após o login.

Assegura-se a submissão de até dois resumos por autor principal;
O número máximo de participantes por resumo é de um autor e quatro co-autores(incluindo orientador/tutor);
Poderão submeter resumos: profissionais das áreas de saúde e afins, estudantes de graduação vinculados a um tutor/orientador, estudantes de pós-graduação e; pesquisadores e professores de instituições de ensino e pesquisa.

Os trabalhos deverão ser submetidos em resumo simples. Em caso de aprovação haverá um prazo para serem encaminhados Resumos Expandidos para publicação em anais do Evento. As orientações para construção dos Resumos Simples e Expandido encontram-se no link ao lado.

OS RESUMOS DEVEM ESTAR VINCULADOS A UM DOS SEGUINTES EIXOS TEMÁTICOS:

EIXO TEMÁTICO 01 - Epistemologia do cuidado: Crise Planetária, Saúde e Desenvolvimento Integral. Trabalhos que tragam reflexões epistemológicas, éticas e políticas sobre aspectos relacionados à saúde e a diversidade de sentidos do processo saúde-doença-cuidado. Alguns exemplos: trabalhos que construam debates epistemológicos e paradigmas sobre saúde e racionalidades médicas; estudos que explorem a complexidade do sentido de saúde para diversos segmentos (profissionais, estudantes, usuários/pacientes) e grupos étnicos/raciais, gênero, geração e classe; estudos sobre sentidos de normalidade e patologia; estudos que explorem estes diversos sentidos com foco em um tema (substâncias psicoativas, violência, sexualidade, doenças crônicas); estudos que explorem os sistemas complexos de cuidado e alternativos ao modelo biomédico; etc.

EIXO TEMÁTICO 02 - Produção de Conhecimento e Pesquisas no contexto da PICs: Práticas Integrativas, Racionalidades Médicas e Sistemas Complexos de cuidado. Trabalhos que abordem racionalidades de cuidado, práticas vitalistas, energéticas, pautadas na unidade mente-corpo, psicoterapias e práticas corporais e experienciais. Estudos e experiências que compartilham histórias, teorias e práticas tradicionais de cura, aspectos espirituais e religiosos do processo de saúde, doença e cura/cuidado. Alguns exemplos: estudos clínicos e reflexões sobre a teoria e prática de Homeopatia, Acupuntura/MTC, Florais, Medicina Ayuvedica, Medicina Antroposofia, Análise Bioenergética, Terapia Comunitária, Biodanza, Arterapia, Musicoterapia, Massoterapia, Iridologia, Permacultura,Práticas Corporais diversas; estudos que relatem práticas de raizeiros, benzedeiros/curandeiros, parteiras tradicionais, pajés/xamãs; história oral e história de vida de cuidadores e grupos tradicionais; experiências religiosas e espirituais de cura; estudos que explorem a fé, oração e meditação como elementos de cuidado e cura; etc.

EIXO TEMÁTICO 03 - Formação/Educação para o Cuidado Integrativo.Trabalhos que abordem aspectos variados da formação em saúde e da educação integral. Alguns exemplos: estudos que explorem a multi, inter e transdisciplinaridade na formação em saúde; metodologias ativas e experienciais de educação; educação Popular em Saúde; educação integral; educação permanente; aspectos éticos, diversidade cultural, epistemólogica e prática no campo da saúde; o trabalho e os trabalhadores da saúde; resultados e desafios da inclusão das PICs no processo de formação em saúde.

EIXO TEMÁTICO 04 - Cuidado integral e PICs: Políticas, Integralidade do Cuidado, Trabalho em Rede, Inter e Transdisciplinariedade. Trabalhos que aprofundem a teoria e prática das ações em rede, inter e transdiciplinariedade em saúde. Alguns exemplos: experiências de institucionalização de práticas integrativas no SUS, relatos de experiência sobre serviços que adotam PICs como recurso no processo de organização do trabalho; estudos sobre acolhimento, vínculo, clínica ampliada, tecnologias leves, Projeto Terapêutico Singular - PTS, matriciamento, apoio institucional e territorial; etc.